ISSN: 1678-4006
Banner Altitude full anuario

Domingo, 19 de Maio de 2013, 13:04:33


Guia Local
 
 ATENDIMENTO AO CLIENTE
 BENCHMARK
 CALL CENTER BRASIL 2013
 CASES
 EXECUTIVOS
 INTERNET/REDES SOCIAIS
 MARKETING E MERCADO
 MOBILIÁRIO CORPORATIVO
 OPORTUNIDADES
 PESQUISA DE MERCADO
 PRODUTOS E SERVIÇOS
 PROMOÇÕES
 PUBLICAÇÕES
 RECURSOS HUMANOS
 SAÚDE
 TECNOLOGIA TI/TIC
 TREINAMENTO


 
NOTÍCIAS GLOBAIS


Noticiário Global
em Português
PR Newswire TV - Entrevistas


 

 

 
Notícias

Natal e compras. Especialista aponta três perfis de consumidor

Conheça os supostos 3 perfis do consumidor que vai devorar as vitrines neste Natal. Quem afirma é Claudia Giunta, especialista em comportamento e diretora da Capital Pessoal...

Depois de realizar projetos em diversos segmentos, para supermercados, shoppings, redes varejistas de perfumaria e setor alimentício, a Capital Pessoal - um estúdio de inteligência e inovação ligado ao comportamento do consumidor e a novas tendências - conseguiu identificar diferentes perfis de comportamento relacionados ao momento de "ir às compras", em que observam-se variações nas carências, desejos e expectativas das pessoas.

Nesse sentido, para a CP! é possível dividir os consumidores em três categorias de perfis diferentes, muito bem definidos. São eles:

1. Perfil "Sessão da Tarde": eles querem passear

Em sua maioria, são mulheres classe ABC numa faixa de idade bastante extensa 20-60 anos (com filhos entre 6 e 24 anos ou sem filhos) casadas, que não trabalham, trabalham meio período ou encontram-se aposentadas. Mostram-se muito dedicadas aos filhos e à família (marido, pais, sobrinhos, irmãos, etc), gostam de aproveitar o tempo com eles. São carinhosas e afetivas, adoram presentear e preparar pequenos mimos a toda hora.

Quando se dirigem a um centro de compras, como shoppings centers, ou mesmo pequenas feirinhas ou galerias, relacionadas à produtos não perecíveis, esse perfil de consumidor deseja muito mais do que suprir necessidades básicas de consumo: eles querem passear. fazer cursos, olhar as vitrines. Suas principais vontades são: se divertir, relaxar, agradar a si mesmos e aos outros, presentear, demonstrar carinho e cuidar de quem se ama.

Por isso, no ambiente de compras procuram atividades para as crianças (teatrinho, programas educativos, brinquedoteca, eventos em geral), cinema e praça de alimentação. E na sacola de compras, sempre levam algum "mimo": roupas, brinquedos, perfumes, docinhos, chocolates, artigos de toilet, etc).

2. Perfil "Turista": eles querem se informar

Ao contrário do perfil "sessão da tarde", aqui encontramos homens e mulheres mais jovens, de 18 à 35 anos, principalmente solteiros, sem filhos. Tratam-se de pessoas dinâmicas, atualizadas e com referências sobre cultura, tecnologia e moda (o maior desejo é aumentar seu repertório cultural). São atraídos por itens diferentes, sobretudo por novidades e informação que venha para somar.

Aliado a isso, está a vontade de passar o tempo, encontrar os amigos, esfriar a cabeça, comer "porcarias" (doces / junk food) e descontrair.

Em suas incursões por ambientes consumistas, desejam suprir sua fome pelo novo e ao mesmo tempo esfriar a cabeça. Estão à procura de novidades, checar se existe algum evento, show, ou exposição naquele ambiente, adoram passar o tempo na praça de alimentação ou no cinema, numa relação pautada pela praticidade, conveniência e descontração, depois do trabalho ou da faculdade, para fazer um lanche, encontrar os amigos ou realizar pequenas compras. Na sacola de compras, existe sempre algo diferente, de impulso, que chamou sua atenção ou uma comprinha de última hora.

3. Perfil "Pac Man": eles querem comprar tudo

Essa categoria compreende homens e mulheres numa ampla faixa etária, geralmente casados ou comprometidos. São hiperconsumistas, exigentes, gostam de muita variedade (preço e produto), e procuram por absoluta eficiência na compra: ampla oferta de lojas (quantidade e variedade), atendimento especializado e serviços diversificados.

São pessoas objetivas e práticas, que fazem uma distinção bem marcada entre compra e passeio.

Por isso, são atraídos por um mix de produto diversificado, para fazer todo tipo de compras (desde coisas para casa até artigos pessoais). Sua necessidade principal consiste em realizar ótimas compras, sentir que comparou os melhores produtos e preços, economizar tempo, encontrar, sobretudo, muita variedade.

Eventualmente fazem alguma parada na praça de alimentação ou no cinema. Na sacola de compras, encontram-se artigos apenas necessários para o dia a dia ou para uma ocasião específica (coisas para casa, material para o trabalho, roupas para uma festa, etc.).

Então, vamos às compras?! O Natal tá aí!

Em: 03/12/2007


:: MAIS RECENTES

  • [17/05/2013] Gestão de tecnologia e inovação são requisitos para ganhar vantagem competitiva com Big Data
  • [17/05/2013] SAP Business Suite completa rodando na plataforma SAP HANA já está disponível no mercado
  • [16/05/2013] Marcas em Destaque 2013 - T1
  • [16/05/2013] Agência brasileira África utiliza solução de telepresença para comunicação global face-to-face
  • [16/05/2013] MANDIC anuncia expansão para Rio de Janeiro
  • [16/05/2013] SAP Mobile Secure unifica recursos de segurança, gestão de dispositivos, aplicações e conteúdo móveis
  • [15/05/2013] Microempreendedores estreiam no comércio virtual
  • [15/05/2013] Análise de dados é profissão de futuro
  • [15/05/2013] Sonda IT foca em SAP AMS e contrata executivo para liderar a área
  • [14/05/2013] SAC em Redes Sociais: Nissin Ajinomoto aposta nas preferências dos consumidores

  •  
    Anúncio i-EXPO



    Exposição Virtual
    Call To Call
    Negócios 24x7x365
    Produtos e serviços
    para Contact centers


    Banner Kinderen

    Banner Call To Call News novo

    CallToCall Terceirização

    CallToCall Cursos


    Se desejar enviar esta página para um amigo, clique no botão abaixo:


     GUIA ONLINE  |  BANNERS  |  ÉTICA  |  GLOSSÁRIO   |  I-EXPO  |  RESPONSABILIDADE SOCIAL  |   QUEM SOMOS 

    Sistema Call To Call - 11 3722-4732

    Website criado por interAmplitude