ISSN: 1678-4006
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Terça-Feira, 16 de Setembro de 2014, 10:28:21


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Glossário

     Aderência à programação: é uma medida do tempo em que os operadores estão em suas posições de atendimento conforme programada. É o tempo real que o operador  utiliza para atendimento ao telefone em relação ao tempo previamente programado.

 

     ADSL — Assymetrical Digital Subscriber Line é uma tecnologia que utiliza linha telefônica digital para tráfego de dados em velocidades de até 8 megabits por segundo. A empresa, uma operadora de telefonia, instala um modem próprio para ADSL, que faz a conversão dos dados que chegam e saem pela linha telefônica. A velocidade é garantida por um processo digital avançado que comprime essa informação. A linha telefônica não fica ocupada porque o modem contém um chip chamado splitter, que separa voz e dados. Assim você pode fazer e receber ligações enquanto está navegando.

 

     Auto atendimento: Sistema computadorizado que é capaz de resposta independente aos clientes, sem a necessidade de intervenção humana. Os menus mais sofisticados combinam conhecimento de voz e digitação de teclas de telefone (“touch-tone options”).

 

     Back office: É a retaguarda da operação, um conjunto de soluções utilizadas para agilizar, controlar, analisar e automatizar os procedimentos de apoio à central de atendimento, sejam elas administrativas ou produtivas.

 

     Behavior score: Analise do comportamento do cliente para então programar a abordagem que será adotada.

 

     BI — Sigla do termo em inglês Business Intelligence, é o nome que se dá às ferramentas de software que permitem analisar as informações contidas numa base de dados inteligente e gerar relatórios analíticos capazes de orientar o processo de tomada de decisão. As ferramentas de BI são a base do CRM analítico.

 

     BPO (Business Process Outsourcing) - terceirização de um processo de negócio de uma organização, que normalmente não faz parte de seu core business.

 

     B2B (Business-to-Business) — Relacionamento entre empresas, normalmente realizado no ambiente da Internet e/ou dos extranets - redes privadas de comunicação criadas pelas empresas. Nos dois casos, em ambiente de colaboração, a operação B2B liga os fabricantes e fornecedores de produtos e serviços à totalidade de parceiros que compõem a chamada cadeia de negócios: provedores de insumos e matérias-primas, canais de distribuição, franquias, bancos, seguradoras, etc. O B2B diz respeito a operações no atacado.

 

     B2C - (Business-to-Consumer) — Relacionamento entre empresas e clientes, normalmente realizado no ambiente Internet. Exemplos clássicos de B2C são as lojas virtuais, que via web, vendem praticamente tudo, do CD aos cruzeiros marítimos, passando pelos produtos de informática, automóveis, calçados, roupas, utensílios domésticos e até projetos de decoração, entre outros. O B2C diz respeito a operações no varejo.

 

     Caching: caching é o armazenamento local de conteúdo por browsers e Provedores de Acesso à Internet a fim de acelerar o acesso a Web Sites. O Caching tende a mostrar algumas estatísticas, como impressões de página, abaixo do número real (p.ex. mais páginas são visualizadas do que contadas) - assim os Sites têm mais acessos, e os anunciantes estão alcançando mais pessoas do que realmente mostram as estatísticas. Isso posto, como o caching afeta todos os Sites igualmente, pode ser ignorado quando se comparam estatísticas entre Sites.

 

     Call Center/ Contact Center/ Telemarketing: Designações para centrais de atendimento destinadas ao contato com consumidores ou prospects, de forma ativa (ligação feita a partir da empresa para o cliente) ou receptiva (do cliente a empresa), usando telefone ou outros canais de comunicação. O termo mais abrangente é Contact Center, que inclui o contato por e-mail, fax, chat e Voz sobre IP, por exemplo.

 

     Chamadas bloqueadas: número de tentativas de ligação não completadas por sinal de ocupado na linha ou no sistema.

 

     CPM: CPM representa "Custo por mil" impressões. Um Site que cobrando R$50 CPM cobra R$50 para mostrar seu anúncio 1000 vezes.

 

     CRM: Customer Relationship Management, que é a gerência do relacionamento com clientes. Representa a aproximação com os clientes através da percepção de suas particularidades, oferecendo-lhes um tratamento diferenciado.

 

     CRM Analítico — A rigor, o termo seria uma redundância: não é possível promover o bom relacionamento com os clientes sem analisar as informações a respeito deles. De qualquer modo, a indústria de software chama de CRM analítico a solução capaz de cruzar as informações armazenadas numa base de dados e gerar relatórios (analíticos) que orientam a estratégia da empresa. O CRM analítico identifica, por exemplo, o cliente mais ou menos produtivo, mais ou menos fiel, e, ainda, entre outras coisas, hábitos de consumo conforme o sexo, a classe econômica, a faixa etária e a região.

 

     CRM Colaborativo — Assim se define o software de CRM que permite concentrar, no mesmo ambiente, o atendimento da empresa aos vários públicos com os quais ela se relaciona: clientes, fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios. A base de tudo é a integração dos sistemas que rodam em todos os departamentos da empresa, da retaguarda à central de atendimento.

 

     CRM Operacional — CRM cujo objetivo é, basicamente, tornar mais ágil a relação da empresa com os clientes. Uma das aplicações é a automação da força de vendas, que permite tornar mais rápida, por exemplo, a emissão dos pedidos e entrega da mercadoria ou serviço.

 

     CTI: Computer Telephony Integration. É um programa que faz integração entre sistemas de computadores e de telefonia.

 

     Custo médio por ligação/contato: é o resultado da soma de todos os custos para operar o call center, dividido pelo número de chamadas recebidas no mesmo período, por todos os meios.

 

     Custo por contato: custo total do call center dividido pelo número de ligações recebidas efetivadas

 

     Custo por ligação: custo total do call center dividido pelo número total de ligações efetivas.

 

     DAC:Distribuidor Automático de Chamadas. Sistema telefônico que atende as chamadas telefônicas, colocando-as numa fila de espera até que seja distribuídas conforme as necessidades da operação, para os atendentes de uma central ou para as URAs.

 

     Data Warehouse — Nome que se dá ao sistema que permite grande volume de dados, mas, principalmente, cruzá-los e transformá-los em informações de apoio à tomada de decisão. A data warehouse pressupõe o armazenamento e tratamento das informações de interesse da corporação inteira. Mas, na medida em que implica verdadeira revolução em termos culturais e organizacionais, as empresas costumam optar pela implantação em etapas, departamento por departamento, em geral começando pelo setor de marketing. À data warehouse que se circunscreve a determinada área, convenciona-se chamar de data warehouse departamental ou data mart.

 

     Data Mining — Ao pé da letra, o termo pode ser traduzido como garimpagem de dados. A ferramenta de data mining permite localizar e extrair a informação de importância estratégica em meio a uma enorme massa de dados. É outro recurso importante no CRM analítico e, também, na construção de sistemas de data warehouse.

 

     Discador Automático: Solução que permite a discagem automática de chamadas durante campanhas de Telemarketing ativo. Há a variante predictive dialing, que faz a discagem mediante avaliação do tempo médio previsto para as conversas e do número de PAs da operação.

 

     DBM: Data Base Marketing. Trata-se de um conceito que relaciona as técnicas de marketing à melhor utilização de um banco de dados.

 

     ERP —Enterprise Resource Planning, que se pode traduzir como planejamento de recursos da empresa, batiza os sistemas de gestão que permitem organizar os processos, nos departamentos ou em escala corporativa. Os sistemas de ERP cobrem as áreas de administração, finanças, compras, vendas, contas a pagar e a receber, recursos humanos, etc. e trabalham em estreita sintonia com os bancos de dados.

 

     Fator de ocupação: é a porcentagem de tempo em que o operador está pronto para atender ligações em relação ao tempo total em que está no local de trabalho.

 

     Front-end: Atendentes generalistas que fazem o primeiro contato e a triagem de ligações em operações de help-desk, para então repassar as ligações aos  atendentes especializados.

 

     Gerência de Tráfego: Software que analisa e correlaciona o fluxo de ligações por atendentes, a previsão de pausas, os intervalos, as escalas, as ausências, a hora do maior movimento, o tempo médio de atendimento etc.

 

     Gravador digital: Sistema que permite a gravação digital, full-time ou seletiva das ligações feitas ou atendidas na central, para garantir a segurança da operação e o acompanhamento da performance do operador.

 

     Headset: Fone de ouvido com microfone utilizado pelos operadores. Mantém as mãos livres para digitação no computador.

 

     Help Desk: Suporte o apoio técnico a serviços e produtos, que pode ser dado em vários níveis de complexidade, dependendo das necessidades do cliente.

 

     Hits: hits é a mais mal usada estatística da propaganda na Internet. Um hit significa transferência de um arquivo de um Web Site. Uma página típica contém elementos de vários arquivos: html, arquivos gráficos etc. Portanto, ao se visualizar a maioria das páginas na Internet, estarão sendo contados vários hits - entre 1 e até 50 ou mesmo mais, dependendo do design da página. Por causa disto, hits é o número mais alto encontrado nas estatísticas de um Web Site. Muitas pessoas erroneamente consideram um hit igual a usuários únicos ou sessão, mas um Site terá MUITO menos sessões ou usuários únicos do que hits.

 

     Hosts distintos: o número de computadores diferentes que acessaram um Site durante um período especificado. Esta estatística se assemelha bastante a usuários únicos e é muito mais fácil de se mensurar.

 

     Impressões: ada vez que um anúncio é mostrado a um usuário é contada uma impressão. Assim 5 usuários, cada um vendo um anúncio equivale a 5 impressões, do mesmo modo que 1 usuário que vê 5 anúncios. Isto é semelhante à visualização de página mas para anúncios ao invés páginas.

 

     Índice de Abandono: Porcentagem de ligações que foram abandonadas pelo cliente antes do atendimento, ainda na fila de espera, em relação ao total de ligações recebidas.

 

     Índice de Retenção: Tempo médio de retenção do cliente no Contact Center, incluindo o momento do atendimento, o tempo de espera e o encerramento do contato.

 

     Índice de satisfação: medida da percepção que o cliente tem em relação ao atendimento das suas expectativas com relação a uma empresa, produto ou serviço com quem tem um relacionamento como cliente.

 

     Ligações abandonadas: ligações abandonadas pelo cliente antes de ser atendido pelo operador.

 

     Marketing de Relacionamento — É a estratégia que, mediante ações específicas, se ocupa de aprimorar o relacionamento das empresas e instituições com os clientes e parceiros de negócios em geral.

 

     Marketing Direto — É uma evolução do marketing que permite atingir os clientes ou prospects de forma dirigida e individualizada, com a grande vantagem de medir os resultados e obter respostas diretas, podendo funcionar como um canal extremamente eficiente.

 

     Marketing One-to-One — É a estratégia pela qual a empresa planeja a ação de marketing rigorosamente de acordo com o perfil de cada grupo de clientes, expectativa e hábitos de consumo. O marketing one-to-one começa na segmentação dos públicos, mediante pesquisas e estudo de mercado, com ênfase na análise de comportamento dos consumidores.

 

     Média do número de toques: número de toques do telefone que o consumidor ouve antes do atendimento, seja pelo operador ou pelo sistema.

 

     Média percentual de presença: obtida com a divisão do número de operadores esperados para o trabalho e o número efetivo presente, em um determinado período.

 

     Monitoria: Área do Contact Center que avalia o atendimento dos operadores, com a finalidade de garantir a qualidade do serviço.

 

     Nível de serviço: Porcentagem de ligações atendidas dentro do tempo estipulado como aceitável. É um dos parâmetros de qualidade da central.

 

     Número de ligações por hora: número de ligações efetivadas pelo operador por hora.

 

     Off Shore: nome que se dá a uma operação de atendimento que cruza as fronteiras de um país. O modelo surgiu nos Estados Unidos na década passada, quando as empresas norte-americanas, vendendo seus produtos e serviços na extensão inteira dos continentes, começaram a contratar operadoras de Call Center multilíngües para atender os clientes. Normalmente, em cada continente, as multinacionais contratam serviços de Off Shore de uma só operadora, que, do país em que está localizada, fala com os clientes do cliente na região toda. Mas pode acontecer do serviço varrer mais de um continente.

 

     Operador: é a pessoa responsável, por identificar as necessidades dos clientes, oferecendo a solução mais adequada de acordo com o objetivo, missão e valores da organização que representa.

È acima de tudo um ser humano que se relaciona com outros seres humanos, utilizando as técnicas e tecnologias disponíveis para o melhor desempenho desta da função.

 

     Outsourcing: sinônimo de terceirização, aplica-se aos casos em que um serviço, de suma importância para a empresa, mas que não faz parte da atividade principal de negócios, se transfere para terceiros, uma empresa especializada. No atendimento a clientes, exemplo típico é o outsourcing dos serviços relativos à operação de Call Center, cada vez mais desenvolvidos  fora das empresas.

 

     PA: Posição ou posto de atendimento. Consiste na instalação física (mesa, computador, headset) usada pelos operadores.

 

     PABX —Private Automatic Branch Exchange: pode ser traduzido como central telefônica, capaz de completar as ligações de forma automática, sem intervenção humana.

 

     Percentual de Conversação: percentual de contatos bem- sucedidos em relação a todos os contatos promovidos pela operação.

 

     Performance de ligações ativas: medida de performance do operador em ligações ativas (ex. ligações por operador por turno / vendas por operador por turno). Pode ser obtido com o número total de ligações por período dividido pelo tempo total da operação conectada ao sistema de telefonia.

 

     Posições de Transbordo: posições que recebem a transferência do excesso de chamadas a partir de uma outra central.

 

     Rotação: quando você compra uma campanha com base em CPM, você normalmente especifica o número de impressões que deseja comprar, e por quanto tempo você gostaria que sua campanha se estendesse. Seus anúncios serão mostrados então em uma porcentagem do tempo, calculado para cobrir o número de impressões que você comprou no período especificado. Isto é conhecido como rotação do seu anúncio pelo Site, ou colocar seu anúncio na rotação (com outros anúncios).

 Exemplo: Digamos que você contrata uma campanha de 50,000 impressões que você gostaria que durasse um mês. Se o Site tem um total de 500,000 impressões/mês, então em média, durante o mês de sua campanha, 10% dos anúncios mostrados no Site serão seus, e 90% serão aqueles de outros anunciantes.

 

     SAC: Serviço de Atendimento ao Cliente: área do Call Center que atende dúvidas, sugestões, elogios, críticas e reclamações dos clientes por determinados serviços/ produtos prestados pela empresa.

 

     Sala de descompressão: sala utilizada pelos operadores de call center para descanso.

 

     SCM —Supply Chaim Management: que se pode traduzir como gerenciamento da cadeia de suprimentos, é o conjunto de processos que permitem a uma empresa controlar um produto desde o recebimento da matéria-prima ou insumo empregado na fabricação dele, até a distribuição, passando pelas diversas fases da concepção, na linha de montagem.

 

     Script: roteiro previamente preparado para orientar a conversa entre o operador de call center e o consumidor.

 

     Sessões: uma sessão de usuário começa quando um usuário acessa um Site, e acaba quando o usuário ficou inativo por um período pré estabelecido de tempo (normalmente 15 ou 30 minutos).

 

     Skill- based Routing: Roteamento das chamadas para grupo de operadores com conhecimentos ou habilidades especificas, de acordo com definições prévias para cada tipo de atendimento.

 

     Taxa de abandono: medida das chamadas recebidas pelo call center e desconectadas por quem ligou, antes do atendimento pelo operador ou por qualquer outra razão pessoal ou técnica. Esta taxa mede-se pela porcentagem de chamadas abandonadas em relação às totais recebidas.

 

     Taxa de abandono1: qualquer ligação abandonada pelo cliente após ter contato com o operador, por qualquer razão (ligações abandonadas / total de ligações recebidas).

 

     Taxa de alteração de equipe (Turnover): número de operadores que deixam a operação em relação ao total verificado no mesmo período, geralmente 1 ano.

 

     Taxa de atendimento resolvido em uma única ligação: porcentagem de ligações que não exigem retorno ao call center ou retorno do operador ao cliente.

 

     Taxa de conversão: Porcentagem das abordagens bem- sucedidas em relação a todos os contatos feitos.

 

     Taxa de ligações registradas em fila: número de ligações em fila em relação ao total de ligações recebidas.

 

     Taxa de ligações transferidas: porcentagem das ligações transferidas do operador original para outro.

 

     Taxa de ocupação: tempo efetivo do operador no atendimento ou pós-atendimento em relação ao tempo total do seu turno de trabalho.

 

     Taxa de presença: número de operadores por turno real / número de operadores por turno estimado. Tempo de uso da voz: tempo utilizado pelo operador falando com o cliente.

 

     Taxa de utilização do operador: tempo total do operador (talk time + hold time) em atendimento em relação ao tempo total apurado em um turno de trabalho

 

     Taxa média de presença: número total de operadores presentes ao trabalho em relação ao número esperado.

 

     Tempo de abandono: medida de tempo, em segundos, antes do abandono da ligação.

 

     Tempo de atendimento médio: obtido pela soma do tempo de contato com o tempo de pós atendimento.

 

     Tempo de contato: medida do tempo médio, em segundos, utilizado pelo operador no efetivo atendimento.

 

     Tempo de espera: tempo em que o cliente espera pelo operador após contato com o call center.

 

     Tempo de interrupção no atendimento: tempo médio (segundos) em que o operador em atendimento, interrompe o seu trabalho e mantém o cliente em espera.

 

     Tempo médio de atendimento: tempo total (segundos/minutos) em que o operador esteve efetivamente conectado em atendimento.

 

     Tempo médio de espera: duração média de tempo que o cliente espera antes de ser atendido

 

     Tempo médio pós-atendimento: tempo tomado pelo operador para atividades complementares ao atendimento.

 

     Tempo pós atendimento: tempo médio (minutos/segundos) que o operador necessita para realizar tarefas administrativas relacionadas com o atendimento completado.

 

     Thin Client: assim se chamam as soluções (hardware e software) que, mantendo a funcionalidade dos grandes sistemas, se destaca pelo tamanho reduzido.

 

     TI — Information Technology: traduzido como Tecnologia da Informação, é o resultado do casamento de todos os recursos da informática e telecomunicações que permitem criar, armazenar e fazer circular a informação. Hoje a tecnologia da informação, que se sustenta nas placas inteligentes (chips) e avançadas soluções de software, está integrada à quase totalidade dos dispositivos, equipamentos e sistemas que o ser humano utiliza, em casa ou no escritório, para trabalhar ou entreter-se: computadores, impressoras, leitores ópticos, máquinas fotográficas, videocassetes, televisores, microondas, lavadoras, aparelhos telefônicos, secretárias eletrônicas e, entre outras maravilhas, os confortáveis controles remotos. A Internet, por exemplo, modernamente, é o mais revolucionário produto de TI. Hoje, difícil é dizer onde ela, tecnologia da informação, não está.

 

     TMA: Tempo Médio de Atendimento: é a avaliação do tempo médio de duração de cada contato, obtido pelo quociente entre o total de minutos utilizados no atendimento e o total de ligações, num determinado período de tempo.

 

     Turn- over: é definido pelo quociente entre número de operadores que deixam a empresa num determinado período de tempo (e cuja vaga precisa ser resposta) e o número de operadores que entraram na empresa no mesmo período.

 

     URA: Unidade de Resposta Audível (em inglês Interactive Voice Response): sistema que faz o atendimento eletrônico da chamada, direcionando o cliente ao serviço desejado geralmente a partir da digitação de teclas para cada função.

 

     Valor médio da venda: valor total das vendas realizadas em um período, dividido pelo número de ligações de vendas realizadas no mesmo período.

 

     Velocidade média de atendimento: número total de ligações registradas em espera dividido pelo número total de ligações efetivamente atendidas.

 

     Visitantes únicos: o número de pessoas diferentes que acessaram um Web Site durante um período especificado. Na prática é virtualmente impossível medir isto com precisão - até mesmo se todo usuário precisar estar logado, os usuários podem compartilhar logins. Muitos Sites contam os Hosts distintos e simplesmente os contam como usuários únicos já que isso nos dá uma aproximação grosseira.

 

     Visualização de página: uma impressão de página é contada quando uma única página é exibida a um único usuário.

 Exemplo: Se um usuário visita um Site e vê 5 páginas, seriam contadas 5 impressões de página. Dois usuários que vêem 7 páginas cada, contaria como 14 impressões de página.

 

     VoIP — Voz sobre IP: que serve para designar, numa rede de telecomunicações a transmitir sinais de voz, mediante uso do protocolo mais empregado na comunicação via Internet — o Internet Protocol, ou IP, acima definido.”

 

 

 

 
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